Apoie o DCM

Moraes prorroga pela quinta vez inquérito que mira interferência de Bolsonaro na PF

Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (07), o ministro Alexandre de Moraes, do STF,  prorrogou, pela quinta vez, o inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro interferiu na Polícia Federal. A denúncia veio do ex-ministro da Justiça Sergio Moro ao abandonar o cargo.

O último prazo dado pelo magistrado venceria no próximo dia 27. Agora a Corte dispõe de mais 90 dias para concluir a investigação. Com informações do Metrópoles.

“Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 (noventa) dias, a partir do encerramento do prazo final anterior (27 de janeiro de 2022), o presente inquérito”, diz o despacho de Moraes.

Leia também:

1- Aliados de Moro acreditam que vaias irão se espalhar pelo Brasil

2- Crítico do governo, Pedro Luís testa positivo para Covid e recomenda máscara ‘Fora presidente’

3- “Lidei com o crime organizado, a família do presidente é irrelevante”, diz Moro

Adiamento de depoimento de Bolsonaro

Desde que o hoje aposentado ministro Celso de Mello, em 11 de setembro de 2020, determinou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prestasse depoimento de forma presencial, diversos adiamentos foram realizados.

É a quinta vez que há dilatação da data marcada para o encerramento das apurações. A investigação começou em abril de 2020, após Moro acusar Bolsonaro de desrespeitar a autonomia da PF, ao cobrar a demissão do então chefe da instituição, Maurício Valeixo.

O inquérito já colheu uma série de depoimentos. Ao final das apurações, caberá ao procurador-geral decidir se vai denunciar Bolsonaro, arquivar as investigações ou pedir novas diligências.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.