Alexandre de Moraes opina sobre liberdade de expressão

O ministro do STF Alexandre de Moraes defendeu nesta terça (23) a liberdade de expressão. Porém, deixou claro que é preciso ser exercida com responsabilidade. A declaração ocorreu em um evento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Eu defendo a absoluta liberdade de expressão, sou absolutamente contra censura prévia, mas quem diz o que quer, tem que ter coragem de ser responsabilizado”, comentou o magistrado.
Ele disse que o Brasil vive um trauma causado por períodos de exceção, o que faz as pessoas acharem que “liberdade de expressão é tudo”. “Temos que superar esse trauma. Discurso de ódio não é liberdade de expressão, atentado contra a democracia não é liberdade de expressão”, opinou.
Moraes relatou que as redes sociais devem ser tratadas com mídias de comunicação e não como empresas de tecnologia. “Elas [as empresas de tecnologia] faturam mais que todas as empresas de rádio e televisão juntas. Mas ao se esconderem como empresas de tecnologia, conseguem não responder a nada. Não precisam nem controlar pedofilia”, disse ele.
LEIA MAIS:
1 – VÍDEO – “Esse pode morrer”, diz bolsonarista Adrilles sobre Felipe Neto na Jovem Pan
2 – Live das 5 – Paulo Guedes vai ao Congresso, não explica nada e toma aperto de parlamentares
3 – Moristas que atacam Lula por fala sobre Ortega querem “condenação sem provas”, diz Reinaldo Azevedo
Alexandre de Moraes diz que democracia não corre risco
O ministro falou que a democracia não corre risco, apesar das ameaças. Ele comentou que o Judiciário está preparado para combater à desinformação feita por milícias digitais.
“Essas pessoas que criaram mecanismo de desinformação, querem utilizar liberdade para aniquilar a liberdade de expressão dos outros. Querem transformar mentira em verdade absoluta que não admite contestação. Não é isso que a liberdade de expressão admite e não é o que a Constituição permite”, pontuou.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link