Apoie o DCM

Alexandre de Moraes determina prazo para PF colher depoimento de Bolsonaro

Bolsonaro e Moraes
Bolsonaro e Moraes; – Foto; Montagem/Reprodução

Nesta quinta (07), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a Polícia Federal tome em 30 dias o depoimento do presidente Jair Bolsonaro no inquérito que apura se ele interferiu politicamente na instituição.

Dentro desse prazo, Bolsonaro poderá marcar dia e hora para ser interrogado sobre a acusação do ex-ministro Sergio Moro. A de que o presidente agiu para blindar aliados e familiares de investigações.

A decisão de Moraes foi tomada após a Advocacia-Geral da União ter informado nesta quarta-feira (06)  ao Supremo que o presidente admite prestar o depoimento pessoalmente. Com informações do UOL.

A comunicação foi feita minutos antes de o STF começar o julgamento que iria discutir o modelo do depoimento do presidente, se presencial ou por escrito.

Leia também:

1; Expulso do PTB, Oswaldo Eustáquio denuncia que vice-presidente do partido recebe ‘super salário’

2; CPI da Covid vai pedir impeachment de Bolsonaro

3; Família de acusado de estuprar crianças diz que ele não está foragido, e sim fazendo curso no exterior

Despacho de Moraes

“Determino, ainda, à Polícia Federal que proceda, mediante comparecimento pessoal e prévio ajuste de local, dia e hora, a oitiva do presidente Jair Messias Bolsonaro, no prazo máximo de 30 (trinta) dias”, escreveu Moraes, relator do processo, no despacho.

Segundo interlocutores da AGU, Bolsonaro fez um aceno ao Supremo, numa tentativa de mostrar que não estava disposto a criar um novo confronto.

Ministros do Supremo avaliam que o presidente somente se antecipou ao plenário, uma vez que a tendência era de que a maioria determinasse que ele teria de prestar esclarecimentos de forma presencial a um delegado.