Moro é “sublegenda da direita antidemocrática”, diz Demétrio Magnolli

O jornalista e sociólogo Demétrio Magnolli, em sua coluna na Folha de S. Paulo de sexta-feira (04), chamou a candidatura do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) de “sublegenda da direita antidemocrática”. Enquanto elogiou os principais movimentos de pré-campanha do ex-presidente Lula (PT), ele analisou as movimentações de Bolsonaro (PL) e Moro.
“Bolsonaro nunca emergiu de seu caldeirão de delírios golpistas. Moro, uma sublegenda da direita antidemocrática, distingue-se do presidente pela ferramenta com a qual pretende subordinar as instituições: um Judiciário capturado pelo Partido dos Procuradores. Ambos recusam a política —ou seja, o jogo difícil da persuasão, das alianças e da costura de consensos majoritários”, escreveu Demétrio.
Leia mais:
2. Partido Republicano diz que invasão ao Capitólio foi “legítima”
3. Eduardo Bolsonaro tem pedido contra vacina em exames de motoristas negado
De acordo com o sociólogo, Lula dá “uma aula” do que chama de “realpolitik”, que, segundo ele, é um “termo de origem alemã que designa a política realista, fundada nos interesses objetivos e nas circunstâncias concretas, não em ideais ou princípios abstratos”.
“As opções realistas adotadas por Lula sempre podem ser criticadas, como tudo mais. Contudo, na sua natureza, contrastam positivamente com as duas versões de antipolítica personificadas por Bolsonaro e Moro”, analisa Demétrio.
Ele conclui: “A cruzada de Bolsonaro é contra “comunistas” (isto é, todos que não o seguem); a de Moro, contra “corruptos” (ou seja, todos os adversários). Lula não faz cruzada, um conceito ausente no universo da realpolitik”.
Colunista do Globo se derrete por Lula: “Todos querem”
Ascânio Seleme, colunista e que já foi diretor de O Globo, escreveu nesta edição de sábado. 5:
Cada vez mais, grandes e distintos contingentes da sociedade brasileira parecem ter optado por Lula em 2023.
Até dois meses atrás, ainda se ouvia aplausos a Bolsonaro em escritórios e auditórios da Faria Lima, em São Paulo.