Apoie o DCM

Partido Republicano diz que invasão ao Capitólio foi “legítima”

Deputada Liz Cheney, do Partido Republicano, que participa das investigações da Câmara sobre a invasão do Capitólio. Foto: Al Drago/New York Times
Deputada Liz Cheney, do Partido Republicano, que participa das investigações da Câmara sobre a invasão do Capitólio. Foto: Al Drago/New York Times

O Partido Republicano, dos Estados Unidos, se posicionou oficialmente, na sexta-feira (04), em relação à invasão ao Capitólio por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que aconteceu no dia 06 de janeiro de 2021. Para a agremiação, a ação foi um “discurso político legítimo”.

A posição oficial do partido foi decidida em uma votação do Comitê Nacional Republicano (CNR).

A medida ocorre dias após Trump sugerir que, se reeleito em 2024, avaliaria indultar os condenados pelo ataque de 2021, pela primeira vez reconhecendo seu objetivo de “derrubar” os resultados das eleições.

Leia mais:

1. Moro não apresentou provas de que não poderia trabalhar para Odebrecht

2. Allan dos Santos é derrotado ao tentar censurar Folha

3. Quem é o homem que atirou contra manifestantes de movimentos sociais

Na votação, os deputados Liz Cheney, de Wyoming, e Adam Kinzinger, de Illinois, que mesmo sendo Republicanos foram críticos à invasão e ao fato de Trump ter alimentado o ataque, foram repreendidos. Eles auxiliam na investigação e punição do crime, mas foram censurados pelo partido, que afirmou que os dois faziam parte da “perseguição de cidadãos comuns envolvidos em discursos políticos legítimos”.

Durante todos esses meses, o episódio da invasão ao Capitólio gerou oscilações entre os Republicanos. No início, líderes da sigla condenavam o ataque e a conduta de Trump. Em seguida, cada vez mais passaram a minimizar e até a negar o ocorrido.

Com informações do jornal O Globo

Quem é o homem que atirou contra manifestantes de movimentos sociais

O homem que atirou contra manifestantes de movimentos sociais, na última terça-feira (01), em Maceió foi identificado. Alex Lins Barbosa, de 68 anos, é oftalmologista e tem consultórios na capital e em Arapiraca.

Continue lendo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link