Morre o fundador dos Arautos do Evangelho, dissidência de extrema-direita da TFP

O fundador da associação Arautos do Evangelho, monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, faleceu na última sexta-feira (1) em Franco da Rocha, São Paulo, aos 85 anos. O líder religioso enfrentava sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC) ocorrido há 14 anos.
Em nota oficial, a associação expressou suas condolências, afirmando que “seus filhos espirituais continuarão, com serenidade, entusiasmo e concórdia, mas também vigilantes e destemidos, sua missão em prol da Santa Igreja e da sociedade civil.”
Monsenhor Clá Dias foi o responsável pela criação da Associação Privada Internacional de Fiéis Arautos do Evangelho, aprovada em 2001 pelo Papa João Paulo II. Além disso, fundou a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e a Sociedade Feminina de Vida Apostólica Regina Virginum, ambas aprovadas pelo Papa Bento XVI em 2009, uma dissidência radicalizada da “Tradição, Família e Propriedade” (TFP).
Em 2017, João Clá Dias renunciou à liderança dos Arautos do Evangelho após um escândalo envolvendo o Vaticano. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrava o fundador citando um suposto interrogatório de um demônio, no qual afirmava ter poder sobre o papa Francisco. Na mesma época, a associação enfrentou denúncias de pelo menos 40 casos de abuso psicológico, humilhações, assédio e estupro na sede oficial, localizada em Caieiras (SP).
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line