Apoie o DCM

Morre o ilustrador Benício, autor de cartazes clássicos do cinema nacional

Ilustrador Benício
José Luiz Benício. Foto: Reprodução

O ilustrador e desenhista brasileiro José Luiz Benício, conhecido como Benício, morreu nesta terça-feira (07), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelos filhos e netos do artista nas redes sociais.

“Nós, Bia, Béu, André, Renato e netos, com o coração doído, mas sereno, comunicamos o falecimento de nosso amado pai e avô, que se eternizou através do seu jeito ímpar de ser, do amor que sempre espalhou por onde passava e da arte que o tornou mundialmente reconhecido”, escreveram.

O comunicado não divulgou a causa da morte de Benício, apenas pediu “pensamentos de amor, tranquilidade e luz, para que ele siga sua jornada da forma como viveu e merece, envolvido pelo carinho de todos que o cercavam, amavam e admiravam”.

Leia também:

1; VÍDEO – Bolsonaro inventa que Anvisa quer fechar espaço aéreo: “De novo, p***?”

2; Bolsonaro diz que “gente dele” está tentando se cacifar como vice para 2022

3; Tropa de elite do Exército faz treinamento anti-esquerda para combater movimentos sociais

Trajetória de Benício

Benício foi pianista, carreira que durou pouco, desenhista e ilustrador premiado. Chegou a emprestar sua arte para as histórias em quadrinhos, mas não se adaptou ao meio.

No ramo da publicidade, passou por algumas das mais importantes agências do Brasil, como McCann Erickson, Denison e Artplan, ilustrando campanhas de marcas como Coca-Cola, Esso, Banco do Brasil e Rock’n Rio.

O autor assinou mais de duas mil capas de livros de bolso, que eram vendidos em bancas de jornal, da Editora Monterrey. Grande parte com a heroína Brigitte Montfort, a espiã norte-americana que teve cerca de 1,5 mil volumes publicados em quatro décadas e se tornou um fenômeno no mercado brasileiro, além da série Memórias secretas de Giselle, a espiã nua que abalou Paris, dentre outras.

A partir da década de 1970, ele se tornou um famoso ilustrador de cartazes do cinema nacional, produzindo mais de 300 deles, como os dos filmes dos Trapalhões e de clássicos do cinema nacional, como Dona Flor e seus Dois Maridos. Com informações do Universo HQ.

Benício também ilustrou projetos de arquitetura e assinou trabalhos para as revistas como VejaPlayboy e Isto É.

Relembre alguns dos trabalhos de Benício:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.