Apoie o DCM

Mourão abandona de vez o bolsonarismo e se aproxima de Moro

Bolsonaro e Mourão
O presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão, durante cerimônia no Palácio do Planalto Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Após ser abandonado pelo presidente Jair Bolsonaro, o vice Hamilton Mourão passou a conversar recentemente com o ex-ministro Sergio Moro.

O mandatário já deixou claro que não conta com ele para o projeto da reeleição. Em outros momentos, Bolsonaro já disse a aliados que cogitava entregar a vice a um evangélico ou a uma mulher, preferencialmente de um estado do Nordeste, reduto de Lula. Com informações do Globo.

Depois dos recados explícitos, interlocutores de Bolsonaro fizeram chegar a Mourão que o presidente está disposto a apoiá-lo ao cargo que ele escolher concorrer em 2022, desde que não haja conflitos com interesses do núcleo mais próximo do mandatário da República.

Antes mesmo de receber o sinal, de olho no futuro, Mourão, que é filiado ao PRTB, já vinha conversando com partidos. Recebeu convites para entrar no PP, PL, PSD, Republicanos e no próprio Podemos, sigla de Moro. A ponte Moro-Mourão foi pavimentada por amigos em comum. Ex-integrante do atual governo, o general Santos Cruz é um dos entusiastas da aproximação. O militar defende até que Mourão continue na cadeira de vice, mas em uma gestão Moro.

Leia também:

1- O que se sabe até momento da variante Ômicron do coronavírus

2- Aprovação de Bolsonaro desaba e tem nível recorde, diz pesquisa; veja números

3- Após elogios, Doria convida Moro para reunião e bate martelo sobre possível chapa em 2022

Mourão nega estratégia de Moro

O ex-juiz tem tentado atrair integrantes das Forças Armadas para seu projeto eleitoral. Os militares são a principal base de Bolsonaro desde o início de sua carreira política.

Há cerca de um mês, um amigo em comum avisou ao vice-presidente que Moro iria procurá-lo, o que de fato ocorreu. De lá para cá, o vice-presidente e o ex-ministro da Justiça vêm trocando mensagens.

Moro perguntou-lhe o que havia achado de seu discurso na cerimônia de filiação ao Podemos. Mourão elogiou. Também já trocaram considerações a respeito da PEC dos Precatórios e o “Orçamento Secreto”

Mourão não fala sobre o assunto publicamente. Quando perguntado por interlocutores próximos se pretende reencontrar Moro pessoalmente, se diz escaldado.

O encontro vazou e irritou o presidente, que se sentiu traído. Esse foi um dos muitos capítulos de desentendimento da desgastada parceria entre Bolsonaro e Mourão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.