Apoie o DCM

MPT vai abrir inquérito contra a Ford após anúncio de fechamento das fábricas

Do G1:

Ford

O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou nesta quinta-feira (14) que abriu inquéritos contra a Ford após a montadora anunciar o fechamento de fábricas no Brasil. O anúncio foi feito em uma reunião com representantes da empresa norte-americana.

A montadora anunciou nesta semana que vai deixar de produzir veículos no Brasil, encerrando suas atividades nas fábricas no país. Foram abertos inquéritos para acompanhar a situação nas três plantas que serão fechadas: em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE). Só no interior paulista serão 830 demitidos diretos e o reflexo pode atingir ao todo cinco mil postos de trabalho só na cidade, de acordo com estimativas.

Segundo o MPT, a audiência teve como foco abrir um canal de diálogo com a Ford. Com base nos três inquéritos civis instaurados pela promotoria, foi criado um Grupo Especial de Atuação Finalística (Geaf) que vai estudar e analisar os impactos decorrentes do fim das atividades nas três fábricas da Ford no Brasil.

O Ministério Público Federal (MPF) também abriu um procedimento administrativo para acompanhar os impactos com o fechamento de unidades da Ford no Brasil.

(…)