VÍDEO: Mujica critica guerra na Ucrânia

Foto: Reprodução/O Globo
Nesta terça-feira (15), o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, criticou o conflito que acontece ente Ucrânia e Rússia. O politico uruguaio é colunista no jornal DW Brasil e nesta semana falou sobre a guerra que vem acontecendo no leste europeu. O também ex-senador disse que é um “colonialismo intelectual” a atual situação dos países envolvidos.
“O que acontece na Europa é muito mais humano do que o que acontece em outros lugares. Por isso segue existindo um colonialismo intelectual que nos subordina”, expressou ele em sua coluna. Há mais de três semanas os dois territórios estão em conflito, tendo a Rússia invadido a Ucrânia em 24 de fevereiro.
“infelizmente, tivemos todos os elementos para encontrar uma solução política. Mas o pior cedo é aquele que não quer ver. Mesmo que exista uma montanha de soldados e tanques no horizonte, quando não se quer vê-los, não se quer vê-los. Qualquer negociação teria sido melhor do que esta guerra”, disse ainda o político.
Leia mais:
1 – VÍDEO – Fernández diz que Lula e Mujica deram “aula de democracia” na Argentina
2 – Com prestígio internacional, Lula visitará José Mujica no Uruguai
Mujica recebe a visita de Lula no próximo mês
Em retribuição a visita que recebeu enquanto estava na cadeia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende no próximo mês visitar o ex-presidente do Uruguai, José Mujica. O uruguaio veio ao Brasil em 2018, quando o petista estava preso em Curitiba. Os dois políticos já estiveram juntos em inúmeros atos sociais.
A visita representa além de uma viagem a outro país, serve para demonstrar que Lula ainda mantem sua politica externa ativa. Apesar de não ter data definida, esperasse que a viagem dure em torno de dois dias. Além de Mujica, Lula pretende encontrar Yamandú Orsi, governador de Canelones.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link