Apoie o DCM

Pesquisador descobre músicas inéditas de Belchior em arquivos da ditadura

Belchior
Pesquisador encontrou novas canções do Belchior – Foto: Reprodução

O jornalista e pesquisador musical Renato Vieira encontrou sete músicas inéditas do compositor e cantor Belchior. Algumas canções foram compostas junto com Fagner e Fausto Nilo.

Segundo informações da Folha de São Paulo, “Fim do Mundo”, “Baião de Dois Vinte e Dois”, “Alazão”, “Adivinha”, “Outras Constelações”, “Bip… Bip…” e “Posto em Sossego” são as músicas encontradas.

As letras apareceram de 1971 a 1979 para a Divisão de Censura de Diversões Públicas. Este foi o órgão criado pela ditadura militar para realizar análises de produções artísticas.

O pesquisador deixou claro que não encontrou registros fonográficos. Isso quer dizer que as músicas podem ter sido interpretadas, porém, não foram lançadas. Ele também destacou que nenhuma foi censurada.

Renato contou que não sabe os motivos para as composições não terem sido lançadas. Porém, ele palpitou. “Acho que foram questões com as gravadoras. ‘Adivinha’, por exemplo, foi enviada pela Copacabana em 1971, e ele ficou pouco tempo por lá. Entre esse ano e 1972, que é quando foram submetidas a maior parte dessas músicas, ele só fez uma gravação. Pode ter sido a dificuldade natural do início de sua carreira”, comenta.

Leia mais:

1 – VÍDEO: ”Nosso desejo é que Bolsonaro feche STF, Câmara e Senado”, diz o comediante Batoré

2 – VÍDEO: Ricardo Barros recebe alta após passar por angioplastia

3 – ‘Horrível ver tanta gente sem ter para onde ir’, diz inglesa que deixou Cabul em avião lotado

Belchior e reedições

Em 2013, o pesquisador reeditou 11 discos do cearense. Ele deixa claro que sempre busca obras perdidas. “Como o Belchior não tem um acervo organizado, meu desejo é ir juntando os caquinhos porque é importante resgatar essa memória de alguém tão importante para a música brasileira”, explica.

“Só quero que as pessoas saibam que esse material existe, a gente pesquisa para isso. E sempre há algo a se descobrir sobre o Belchior”, completou.