Apoie o DCM

Nos bastidores, Globo tem outra versão para a saída de Carla Vilhena

Do UOL:

Quase ninguém nos bastidores da Globo comprou a versão de que a jornalista Carla Vilhena decidiu não renovar contrato com a emissora para se dedicar a um blog em que publica looks do dia, resenhas de viagens e receitas culinárias.

Fontes bem informadas não têm dúvidas: Carla foi alertada de que não teria seu contrato renovado e decidiu ela mesma fazer o anúncio, na última sexta (12), de uma forma glamourosa. A Globo teria concordado com a estratégia, como uma concessão para uma saída honrosa.

Ex-apresentadora do Jornal Hoje e do antigo SPTV, Carla estava em baixa na emissora desde 2013, quando teve de entregar o Bom Dia São Paulo para Rodrigo Bocardi. Passou a ser repórter especial do Fantástico, mas era considerada cara e pouco produtiva.

No último semestre, apareceu em apenas três reportagens do Fantástico e, na média, deu um plantão por mês no Jornal Nacional. Tirou férias duas vezes (entre julho e agosto e entre outubro e novembro).

O lançamento de seu blog, em junho de 2016, foi interpretado por jornalistas da casa como um sinal de que ela previa uma ruptura de contrato, já que a emissora não se dá mais ao luxo de manter profissionais pouco produtivos.

Também chamou a atenção nas rodas de conversas da Globo o e-mail de “despedida” de Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo. O executivo, que não economiza elogios ao comunicar a saída de jornalistas tarimbados, foi econômico com Carla. Limitou-se a repassar o e-mail em que a ex-apresentadora anunciou a ruptura (leia aqui) e a alguns poucos comentários:

“Querida Carla, estou já copiando aqui o seu e-mail abaixo para todos os colegas, como você me pede. E aproveito para responder. É verdade, eu conheço sua dedicação ao blog desde que ele nasceu. E sempre soube de sua intenção de se dedicar mais a ele e ampliá-lo. Tenho certeza de que será um sucesso, como tudo o que você faz. Muito obrigado por tudo. Grande beijo”, escreveu o chefe do Jornalismo da Globo.

Kamel foi bem mais generoso com William Waack. Em 21 de dezembro, ao anunciar o rompimento de contrato com o âncora do Jornal da Globo por causa de uma rumorosa declaração racista, o executivo assinou nota à imprensa em que reiterava “a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV Globo e ao brasileiro” e agradecia pelos “anos de colaboração”.

Se quiser sobreviver com o blog, Carla Vilhena terá que trabalhar mais. Apesar da alegada “dedicação”, os textos da jornalista são raros.