‘Novo Tempo’: por que a China homenageou o Brasil com a canção de Ivan Lins

Durante a cerimônia de boas-vindas do líder chinês Xi Jinping ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a banda do Exército da China homenageou o Brasil tocando a música “Novo Tempo”, de Ivan Lins.
“No novo tempo/Apesar dos perigos/ Da força mais bruta/Da noite que assusta/Estamos na luta (…) Pra que nossa esperança/Seja mais que vingança/Seja sempre um caminho/Que se deixa de herança”, diz um trecho.
A canção é do disco homônimo de 1980, um dos melhores da carreira de Ivan. Na capa, ele aparece com a camisa aberta, desafiador, exibindo o peito peludo, um clássico do sex appeal masculino daquela era.
É um contraponto a “Aos Nossos Filhos”, de 1978, uma torcida intensa para que dias melhores estivessem mais perto do que se imaginava há apenas dois anos. Ainda seriam mais cinco anos até o fim da ditadura.
O que se descortina na China, agora, é uma nova era e essa escolha musical não é à toa. Isso inclui também o fim de Bolsonaro, claro.
O encontro de Lula e Xi aconteceu em frente ao Grande Salão do Povo, em Pequim, por volta de 5h30, no horário de Brasília (16h30 no horário local), nesta sexta-feira (14). A reunião com o líder da China é o principal compromisso de Lula no país asiático.
Ao som de “Novo Tempo”, Lula é recebido por Xi em Pequim. pic.twitter.com/edYKIA6yya
— Marcelo Ninio马赛龙 (@MarceloNinio) April 14, 2023