VÍDEO: Xi Jinping recebe Lula em cerimônia de boas-vindas em Pequim

Atualizado em 14 de abril de 2023 às 7:30
Presidente da China, Xi Jinping, recebe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Grande Salão do Povo, em Pequim – Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido pelo líder chinês Xi Jinping em cerimônia de boas-vindas em frente ao Grande Salão do Povo, em Pequim, nesta sexta-feira (14). O encontro aconteceu por volta de 5h30, no horário de Brasília (16h30 no horário local).

Na cerimônia de chegada, ambos trocaram cumprimentos e caminharam juntos na Praça da Paz Celestial. Os hinos nacionais de Brasil e China também foram executados. A reunião com o líder da China é o principal compromisso de Lula no país asiático.

Além disso, por volta das 5h50 no horário de Brasília (16h50 no horário local), as autoridades entraram no palácio para as demais agendas. Inicialmente, os dois presidentes se reuniram em um encontro ampliado. Logo após, ambos farão uma reunião apenas entre eles.

Os dois chefes de estado devem assinar ao menos 15 acordos em várias áreas, incluindo captação de recursos para obras, cooperações em segurança alimentar, exploração espacial e saúde, além do agronegócio.

No final da tarde de sexta-feira (14), na China, haverá uma cerimônia de troca de presentes entre os dois presidentes, registro de fotos e, por fim, um jantar oficial, oferecido pelo governo da chinês. Lula também deve dar uma declaração à imprensa, na Embaixada Brasileira em Pequim.

Mais cedo, o chefe do Executivo se encontrou com diversas lideranças chinesas em Pequim. Entre eles o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e o presidente da Assembleia Popular da China, Zhao Leji, também no Grande Palácio do Povo.

Na agenda, ele reforçou o papel das relações comerciais com a China. “É com a China que a gente mantém o mais importante fluxo de comércio exterior. É com a China que nós tivemos a nossa maior balança comercial, e é junto com a China que nós temos tentado equilibrar a geopolítica mundial, discutindo os temas mais importantes”, disse Lula.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link