Conselheiros querem tirar presidente da OAB após críticas a Bolsonaro

Conselheiros da OAB enviaram um documento pedindo que o presidente nacional da Ordem seja afastado do cargo. Os advogados Juliana Zappalá Porcaro e Geraldino Santos Nunes Júnior foram os responsáveis pela ação. Eles querem o afastamento imediato de Felipe Santa Cruz.
De acordo com o texto, Felipe tem feito “manifestações antiéticas sobre as eleições da OAB”. Na visão dos conselheiros, Santa Cruz tem usado a condição de presidente da OAB para intimidar defensores bolsonaristas. Alguns são candidatos às eleições da Ordem. A informação é do site Metrópoles.
“Vem a eleição da OAB e é hora de saber quem foi omisso ou covarde diante do bolsonarismo”, chegou a dizer Felipe. Ele também criticou Bolsonaro e advogados que foram aos atos antidemocráticos. Chama a atenção o fato de Juliana e Geraldino acharem as críticas de Santa Cruz negativas.
O pedido é que a representação seja autuada como Pauta Institucional e incluída extrapauta na próxima sessão do Conselho Pleno da OAB. Ainda há o pedido de instauração de processo de inidoneidade para exercício da advocacia.
Leia mais:
1 – Bolsonaro lança programa que financiará compra de imóveis por policiais
2 – Lula, o invicto, vence a vilania e o arbítrio fascista. Por Jeferson Miola
3 – Essencial do DCM: Ciro comemora loucamente pesquisa em que aparece empatado com Lula no ato do MBL
Guerra na OAB
Juliana falou sobre o assunto e criticou Felipe. “Eu me senti na obrigação de tomar uma posição, porque estamos cansados da vergonha que ele nos faz passar todos os dias”, declarou. Porém, não citou nada sobre os atos antidemocráticos de Bolsonaro. Santa Cruz criticou.
Felipe Santa Cruz não se manifestou sobre o caso até o momento.