Apoie o DCM

Obedece quem tem juízo: Biden manda Bolsonaro não tumultuar as eleições

Bolsonaro e Biden

Quando o assessor de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, visitou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última quinta, ele também trouxe um recado de Washington: não mexa nas eleições.

LEIA – China diz que EUA são “império de hackers” e rebate assessor de Biden sobre 5G

Uma fonte familiarizada com o assunto confirmou que o governo Biden levantou preocupações sobre as alegações infundadas de Bolsonaro de fraude no sistema de votação eletrônico do Brasil e sua ameaça de não aceitar o resultados do próximo ano se o sistema não for alterado. Essa natureza da mensagem de Sullivan foi noticiada pela primeira vez no jornal Folha de S.Paulo no sábado. Ele citou uma autoridade dos EUA dizendo que Sullivan enfatizou a importância de não minar a confiança no processo eleitoral do Brasil, especialmente considerando que nenhuma evidência de fraude nas eleições anteriores foi apresentada.

LEIA MAIS – Sem noção, Bolsonaro diz a enviados de Biden que Trump foi roubado nas eleições dos EUA

Jair Bolsonaro está protestando há semanas contra as máquinas eletrônicas usadas no Brasil e pressionou pela adoção de recibos impressos que podem ser contados se houver contestação de qualquer resultado eleitoral. Ele não forneceu evidências de fraudes anteriores ou vulnerabilidades atuais. O presidente atacou veementemente um juiz da Suprema Corte por duvidar publicamente de suas alegações infundadas e por dizer que o sistema poderia ser auditado.

Com informações da Agência Reuters.