Apoie o DCM

Olavo de Carvalho ‘não tem importância nenhuma’, diz ministro Santos Cruz, da Secretaria de Governo

General-de-Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz vai comandar a Secretaria de Governo. Foto: Reprodução/Twitter

Reportagem de Ricardo Senra na BBC Brasil.

Tratado com honrarias especiais na visita de Jair Bolsonaro aos EUA, com direito a cadeira reservada ao lado do presidente em um jantar na embaixada brasileira em Washington, o escritor Olavo de Carvalho “não tem importância nenhuma” para o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência.

“Se eu me interessasse por ele, poderia dizer alguma coisa. Mas sinceramente não tenho nem curiosidade”, disse Santos Cruz em entrevista à BBC News Brasil em Cambridge (EUA), onde participa de rodada de palestras organizadas por alunos das universidades de Harvard e MIT.

Na segunda-feira, Olavo apontou seu canhão de ofensas ao ministro. Em uma sequência de tuítes, disse que Santos Cruz “simplesmente não presta”, afirmou que ele “jamais terá coragem de discutir cara a cara”, disse que o ministro trata Bolsonaro como “um jovem desmiolado” e sugeriu que ele irá “tramar por trás alguma vingancinha” após as mensagens.

“Sem mim, Santos Cruz, você estaria, como disse o Karim Sebti, levando cusparadas na porta do Clube Militar e baixando a cabeça, como tantos de seus colegas de farda”, escreveu o guru.

Santos Cruz, por sua vez, adotou tom sereno: “Tenho muita coisa para fazer”.

O ministro também comentou o possível afastamento do colega Ricardo Vélez, titular da Educação, cujo futuro na pasta, segundo Bolsonaro, será resolvido até segunda-feira.

“Bola para frente, o ministério tem que funcionar seja com um, seja com outro”, afirmou.

Questionado sobre a polêmica da mudança de livros escolares para que rever a história do golpe militar de 1964, anunciada por Vélez, Santos Cruz foi categórico.

“Estamos perdendo tempo em discutir uma coisa de 55 anos atrás quando temos um monte de coisas mais importantes para discutir.”

(…)