Apoie o DCM

Ômicron: Anvisa identifica dois casos da nova variante

Ômicron
Foto: Pixabay/Reprodução

Nesta terça-feira (30), a Anvisa informou que um passageiro vindo da África do Sul, acompanhado de sua esposa, e que desembarcaram em Guarulhos são os dois primeiros casos de identificação preliminar da variante Ômicron em território nacional.

A agência afirmou ainda que serão enviadas para análise laboratorial confirmatória as amostras dos brasileiros após testagem realizada pelo laboratório Albert Einstein. O casal já está em isolamento domiciliar, apresenta sintomas leves da Covid-19 e não tem histórico de vacinação. Com informações da CNN Brasil.

Em nota, a agência informa que o casal procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25 para realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno ao país africano, quando foi constatado que ambos testaram positivo para a Covid-19.

Leia também:

1; PSOL pede ao STF suspensão do projeto que libera “Orçamento Secreto”

2; Lula cresce e venceria qualquer um, diz pesquisa Atlas

3; Atlas Político: Lula vence segundo turno independente do adversário

A identificação da Ômicron

Após o resultado positivo, o laboratório Albert Einstein realizou o sequenciamento genético das amostras e notificou a Anvisa sobre os resultados dos testes.

Logo após, o laboratório informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron. De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético.

A Anvisa também já informou o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre sobre a identificação preliminar para adoção das medidas de saúde pública pertinentes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.