Explosão da variante ômicron sobrecarrega atendimentos via telemedicina
Explosão da variante ômicron do novo coronavírus e gripe sobrecarregaram o sistema de telemedicina, diz a Coluna Painel S.A. da Folha de S.Paulo.
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Ômicron sobrecarrega
As empresas especializadas no atendimento remoto relatam aumento nas horas de espera, recrutamento de médicos adicionais e redução no tempo de consulta para agilizar a fila.
De acordo com o Portal Telemedicina, que conecta médicos a clínicas para oferecer consultas online, no geral, o tempo de espera para o atendimento hoje é o dobro em relação ao auge da pandemia, assim como o volume de demanda.
O jornal afirma que Rafael Figueroa, diretor-executivo da companhia, diz que as grandes redes de saúde que atuam na plataforma estão com filas de até oito horas para o atendimento.
O portal afirma também que aumentou sua equipe de médicos neste início de ano para conseguir manter o tempo de fila entre cinco e 15 minutos. Para atender à demanda repentina, as consultas, que duram em média 20 minutos, foram reduzidas para cerca de 12 minutos nos casos de Influenza.
De acordo com a corretora 3 SEG, os usuários dos planos de saúde que a empresa atende têm relatado tempo de espera entre 4 e 6 horas no atendimento remoto e nos pronto-socorros.
Para tentar evitar sobrecarga maior na situação, que se agrava desde a semana do Natal e atingiu um novo pico nesta sexta-feira (7), a empresa diz que tem emitido alertas e informativos aos clientes para atualizá-los.