ONG diz que prisão de médico bolsonarista no Egito foi ‘esforço coletivo’ com mulheres do Brasil

Victor Sorrentino na imprensa egípcia

A prisão do médico Vitor Sorrentino, acusado de assediar uma vendedora no Egito gravado em vídeo, foi um ‘esforço coletivo’ que envolveu a colaboração de mulheres brasileiras.

LEIA – Padrasto de médico preso por assédio no Egito culpa esquerda por “assassinato de reputações”

A informação é da ONG Speak UP. Em texto publicado nas redes sociais, a organização feminista destacou que mensagens enviadas por meninas e jovens do Brasil explicando o caso ajudaram a denunciar o profissional de saúde.

LEIA MAIS – Preso por assédio no Egito, médico bolsonarista fotografou mulheres negras na praia e as ridicularizou nas redes

“Agradeço às meninas e jovens do Brasil que se opuseram ao vídeo desde o primeiro momento, e continuaram escrevendo sobre o incidente por 3 dias até que decidiram coletivamente nos enviar mensagens explicando o que aconteceu para que a mulher inocente tivesse seus direitos. Obrigado a todos que fizeram essa tendência no Egito e no Brasil. Obrigado ao Ministério do Interior egípcio por sua pronta resposta. O que aconteceu é um esforço coletivo, não individual, em diferentes partes do mundo. Parabéns a todos nós”.

Esse caso ganhou mais visibilidade depois que a ONG Speak UP publicou detalhes do ocorrido. A hashtag #ResponsabilizemOAssediadorBrasileiro, em tradução livre, figurou entre as mais comentadas do Twitter. Neste domingo (30), o Ministério do Interior do Egito emitiu um comunicado sobre medidas judiciais que foram tomadas contra um estrangeiro. O comunicado não cita o nome do médico.

“O Ministério do Interior conseguiu prender um estrangeiro após assédio a uma mulher, depois que ele publicou um vídeo com imagens do incidente em uma rede social, onde os serviços de segurança conseguiram identificar a vítima e o autor, e tomar as medidas judiciais contra ele e apresentar ao Ministério Público competente”.

Após a detenção, a família também divulgou uma nota sobre o ocorrido na qual classifica como “irreais e inverídicas” as notícias relacionadas à prisão do médico. Diz ainda que Sorrentino retornará ao Brasil e explicará o caso assim que terminados os trâmites no Egito.

“Viemos, por meio desta informar, que são irreais e inverídicas as manchetes de prisão do Dr. Victor Sorrentino. O médico está prestando esclarecimento às autoridades para desfazer, assim como já havia feito, inclusive, com a própria egípcia, os vieses maldosos implementados aos seus atos por parte da imprensa, na última semana. Assim, quando terminados os trâmites no país, o Dr. Victor retornará e explicitará todo o ocorrido”.

Lembre do caso

O bolsonarista Sorrentino foi detido no último final de semana após publicar um vídeo no Instagram em que constrange uma vendedora egípcia. Na gravação, o médico a pergunta em português: “Vocês gostam mesmo é do bem duro, né?”, enquanto ela mostrava um papiro em uma loja na cidade de Luxor. Depois, em tom de deboche, ainda afirma: “E cumprido também fica legal, né?”. Sem entender o idioma, a atendente responde “sim”, enquanto ele e os amigos riem.

Com a repercussão negativa, o médico restringiu o acesso dos perfis nas redes sociais. Ele ainda excluiu o vídeo ofensivo e publicou outro no qual pede desculpas e diz que foi “uma brincadeira”. A conta de Sorrentino no Instagram tem quase um milhão de seguidores.

Além de bolsonarista, ele também é olavista

Vitor Sorrentino é um notório apoiador de Jair Bolsonaro. E também é seguidor do guru do presidente, Olavo de Carvalho. A filha primogênita do guru, Heloísa, divulgou alguns prints do médico apoiando Olavo.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Empresário contrata ex-policiais para espancar namorado da ex-mulher

Dois ex-policiais civis, um aposentado e outro com a aposentadoria cassada, foram alvos de busca…

11 minutos ago

Polícia prende 7 em operação contra rede de agiotas do PCC

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), do Ministério Público de…

29 minutos ago

Sete “piratas” são detidos no RS por assaltar voluntários durante resgates

Sete indivíduos foram detidos por assaltar voluntários que realizam resgates de pessoas ilhadas em cidades…

56 minutos ago

Toffoli se irrita com matérias sobre viagens de ministros do STF: “Incorretas e injustas”

Nesta segunda-feira (6), em Madri, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli reagiu…

1 hora ago

Datena volta ao hospital para nova cirurgia um dia após receber alta

José Luiz Datena, apresentador do Brasil Urgente, precisou voltar ao hospital para uma nova cirurgia…

1 hora ago

VÍDEO – Policial judiciário é flagrado fazendo sexo em praia

Um policial judiciário da Justiça Federal, lotado em Sobral, no Ceará, foi identificado como o…

1 hora ago