Apoie o DCM

ONU questiona nomeação de Sérgio Camargo e denuncia “declarações racistas”

Da Coluna de Jamil Chade no UOL:

Camargo e Jair Bolsonaro

Num gesto raro, órgãos e relatores da ONU enviam uma carta ao governo brasileiro questionando a nomeação do presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo. O documento foi enviado no dia 18 de janeiro e é assinada pelos relatores sobre o racismo Tendayi Achiume, Dominique Day, chefe do Grupo de Trabalho de pessoas de Descendência Africana, e Irene Khan, relatora da ONU para a promoção de liberdade de expressão.

Se desde 2019 o governo brasileiro vem sendo alvo de repetidas denúncias por parte dos mecanismos especiais da ONU, de uma maneira inédita desde o fim do regime militar, a carta sobre Sérgio Camargo é a primeira a questionar de uma forma explícita a aptidão de uma pessoa escolhida por Bolsonaro para um cargo público.

“Gostaríamos de levar ao conhecimento do Governo de Vossa Excelência as informações que recebemos a respeito das declarações racistas feitas pelo Sr. Sérgio Camargo, que foi recentemente nomeado Presidente da Fundação Cultural Palmares”, afirma o documento, obtido pela coluna.

“Declarações racistas também foram publicadas no website da Fundação. Além disso, sob a liderança do Sr. Camargo, foram feitas algumas mudanças estruturais na Fundação que podem prejudicar a tomada de decisão transparente e participativa dentro da instituição”, denunciam.

(…)