Operação London Bridge: entenda o plano secreto para os dias após a morte da rainha Elizabeth II

Foto: Reprodução
Nesta quinta-feira (8), a morte da rainha Elizabeth II trouxe à tona a “Operação London Bridge”, protocolo do governo britânico para divulgar um comunicado oficial sobre o falecimento da monarca, aos 96 anos.
Hoje de manhã, os médicos da rainha se disseram “preocupados” com o estado de sua saúde e recomendaram que ela fosse colocada sob supervisão médica em seu castelo escocês de Balmoral. Horas depois, veio a confirmação da morte.
Os funcionários do primeiro escalão do governo já receberam o anúncio através de uma linha interna segura com a mensagem “London Bridge is Down”, que em português significa “A Ponte de Londres caiu”.
Os 15 governos dos países chefiados por Elizabeth II foram comunicados por meio do Centro de Resposta Global do Ministério das Relações Exteriores. Já a população tomou conhecimento rapidamente da morte da rainha, divulgada em um flash informativo da agência britânica Press Association.
O protocolo determina que um funcionário vestido de preto vá ao Palácio de Buckingham para expor a nota oficial na porta da residência informando a morte. Em função especial, o Parlamento fará vários dias de luto e o herdeiro da coroa, Charles, será proclamado como rei às 11h locais do dia seguinte ao falecimento.