Apoie o DCM

Oposição articula para derrubar indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira no Congresso

Daniel Silveira e Jair Bolsonaro apertando as mãos.
Daniel Silveira e Jair Bolsonaro. Imagem: Reprodução

Parlamentares do PSOL e da Rede propuseram decretos legislativos para acabar com o indulto que o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) após ele ter sido condenado pelo STF, na quarta-feira (20). O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai analisar a tramitação dos decretos legislativos apresentados nesta sexta-feira (22). A informação é da CNN.

“A iniciativa dos partidos de oposição vai contra a posição externada por Pacheco até o momento. Nesta quinta-feira, o presidente do Congresso declarou que o Legislativo não poderia derrubar o indulto de Bolsonaro por considerar que o presidente da República atuou dentro de suas prerrogativas”, informa a CNN. No entanto, após a pressão sobre ele, o presidente do Senado disse que analisará os pedidos.

O Supremo Tribunal Federal também procura formas de derrubar o perdão dado por Bolsonaro, que muitos especialistas afirmam ser inconstitucional.

Leia mais:

1. Sem Moro, Lula e Bolsonaro crescem, diz nova pesquisa

2. ‘Inconcebível’, diz Marco Aurélio Mello sobre indulto de Bolsonaro a Silveira

3. Ranking internacional mostra que Bolsonaro maximizou a corrupção

Oposição afirma que Poder Legislativo pode agir nesse caso

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) também é autor de um desses decretos. Nas redes sociais, ele afirmou que “o Senado não pode faltar à Democracia”. A deputada federal Sâmia Bonfim, que é líder do PSOL na Câmara, reforçou que os decretos são cabíveis.

A oposição argumenta que o Poder Legislativo pode agir nos casos que o Poder Executivo exorbitar de suas funções. Com isso, além do caminho jurídico, tentam uma reação firme do Congresso para sustar os efeitos do indulto.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link