Apoie o DCM

Orçamento secreto deu quase R$9 milhões à cidade de aliado de Lira e Bolsonaro

Arthur Lira e Gilberto Gonçalves (PP). Foto: Reprodução

A prefeitura da cidade Rio Largo, em Alagoas, controlada por Arthur Lira (PP-AL), recebeu R$ 8,9 milhões em recursos do orçamento secreto para o Fundo Municipal de Saúde do município em junho, pouco antes do prazo limite estipulado pela lei eleitoral. Os dados são de levantamento do UOL no sistema Siga Brasil, do Senado, e no FNS (Fundo Nacional de Saúde).

A promessa de pagamento foi realizada nos mesmos dias em que o Ministério da Saúde baixou duas portarias destinando dinheiro para “incremento temporário” de serviços bancados com emendas parlamentares. O total de repasses das emendas de relator, fonte do orçamento secreto, também supera as médias nacional, de Alagoas e da capital do estado, Maceió.

Os últimos pagamentos nas contas bancárias aconteceram oito dias depois das portarias do ministério, em 22 de junho. Os recursos estavam ligados a custeio da atenção especializada à saúde e da atenção primária. Segundo as portarias do ministério, Rio Largo e outros municípios se apresentavam como aptos a receberem dinheiro de emendas.

A Prefeitura de Rio Largo e o Ministério da Saúde, por sua vez, não esclareceram para quais projetos específicos o dinheiro foi enviado. O advogado do prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP), disse que “nem um centavo de emenda parlamentar foi utilizado para custear despesas objeto da investigação”.

A assessoria de Lira garantiu que ele e os demais parlamentarem liberam dinheiro público, autorizado depois de “critérios técnicos previstos em lei” conforme “necessidades das prefeituras”. “Isso traz benefícios para o povo, que é o mais importante”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link