Apoie o DCM

Pablo Ortellado, sobre ação do MEC contra curso do golpe na UnB: “perigosa violação da liberdade de cátedra”

O professor e pesquisador Pablo Ortellado, da USP, se manifestou sobre a possível ação do MEC de Temer contra a realização do curso sobre o golpe de 2016, ministrado pelo professor de ciência política Luis Felipe Miguel da UnB.

Ortellado escreveu em seu perfil no Facebook:

A decisão do MEC de questionar o programa de curso do professor Luis Felipe Miguel, da UnB, é uma perigosa violação da liberdade de cátedra. Se esse governo fosse sério, seria motivo suficiente para a demissão do ministro Mendonça Filho.

Eu não tenho qualquer acordo com as teses do professor Luis Felipe, mas elas integram uma interpretação legítima sobre um processo político recente — interpretação, aliás, que é defendida, com variações, por uma parcela expressiva da ciência social brasileira. 

O Ministério da Educação não pode e não deve se ocupar do conteúdo programático dos cursos das universidades sob o risco de conferir ao Estado o poder de censurar ou suspender investigações críticas sobre políticas públicas ou investigações científicas que contrariem orientações de governo. Não faz bem para a democracia e não faz nada bem para a ciência. 

Quem discorda da tese do professor Luis Felipe Miguel pode publicar artigos com interpretações concorrentes e pode propor cursos com abordagens alternativas.

Pablo Ortellado