Apoie o DCM

Papa Francisco nega rumores sobre renúncia e fala em visitar Moscou e Kiev

Papa Francisco
Papa Francisco nega que vai renunciar
Foto: Reprodução

O papa Francisco negou os rumores sobre renunciar ao papado. Em entrevista à agência Reuters, publicada nesta segunda-feira (4), ele disse que poderia deixar o cargo caso não tivesse condições de saúde para continuar administrando a Igreja, mas que só “Deus vai dizer” quando e se este tempo chegar.

Rumores sobre uma possível renúncia do papa se espalharam nos últimos meses após gestos do pontífice. Em agosto, Francisco pretende ir a L’Aquila, cidade que abriga o túmulo do Papa Celestino V, que renunciou ao papado em 1294. Bento XVI esteve na cidade antes de anunciar sua saída do posto.

Os problemas de saúde do atual papa e a reunião de cardeais marcada para agosto, em que mudanças na Constituição do Vaticano podem ser votadas, também contribuíram para os rumores. Francisco disse à Reuters, no entanto, que tem viagem ao Canadá e melhora progressiva no joelho, que tem tirado ele de alguns compromissos.

Na entrevista, ele condenou o aborto e disse que a religião entende a vida desde o momento da concepção, mas afirmou não ter conhecimento jurídico para falar sobre a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos.

O papa ainda falou sobre a Guerra na Ucrânia e disse esperar o fim do conflito. Ele ainda afirmou que pretende visitar Moscou e Kiev brevemente. Uma visita do pontífice à Rússia não foi bem recebida anteriormente. Um papa jamais conseguiu visitar o país.

No entanto, segundo Francisco, ficou demonstrado em contatos recentes que é possível visitar o país de Vladimir Putin.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link