Apoie o DCM

Para surpresa de 0 pessoas, Miriam Leitão destaca queda na bolsa após decisão sobre Lula

#xatiada

Por que será que não estamos surpresos? A jornalista das Organizações Globo não tardou em abordar a decisão do ministro Edson Fachin desta segunda-feira (8) que anulou todos os processos contra Lula julgados pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Ela preferiu não entrar no mérito da questão toda, mas sim focar na “reação do mercado” a uma decisão soberana do Poder Judiciário brasileiro. Ela também preferiu não mencionar que dólar e bolsa já vinham em tendência de alta e de queda, respectivamente, não é de hoje. Leia abaixo o artigo da porta-voz da Globo:

“A decisão do ministro Edson Fachin, do STF, de anular todas as condenações do ex-presidente Lula derrubou o índice Ibovespa e pressionou o dólar.

Com Lula elegível para as eleições do ano que vem, o Ibovespa caía 4%, e o dólar subia 1,7%, por volta das 17h20.

Segundo o economista Felipe Viana, da Valor Investimentos, o mercado reage ao aumento da incerteza, mas também está preocupado com o risco de uma guinada populista do presidente Jair Bolsonaro.

– A primeira reação do mercado acontece pelo aumento da incerteza. É um novo panorama político. É preciso entender se isso será julgado pelo plenário do STF, e se daria tempo de recomeçar o processo até as eleições. Temos que ver também como se comportará o presidente Jair Bolsonaro. Será que ele dará uma guinada populista? O país tem uma situação fiscal complicada, que precisa de respostas rápidas em termos de reformas fiscais. É um imbróglio a mais que pode atrapalhar a racionalidade dos agentes políticos – explicou.”