Apoie o DCM

Pazuello admite que foi avisado sobre falta de oxigênio em Manaus. “Saúde tomou providências”, diz

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, segue internado (Crédito: Arquivo Agência Brasil)

Da GZH:

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18) que foi avisado sobre a falta iminente de oxigênio em Manaus (AM) no dia 8 de janeiro pela empresa fornecedora do gás, a White Martins. Segundo o ministro, o alto número de internações na capital amazonense fez até quintuplicar o uso do insumo pelos pacientes e que a empresa, então, “não teve pernas” para suprir a demanda.

— Esse fato, a possibilidade de faltar oxigênio, foi comunicado no dia 8 e no dia 9 eu embarquei com todos os meus secretários para Manaus e o pessoal técnico de trabalho para começarmos o trabalho de apoio imediatamente no dia 10. (…) E a partir daquele momento, que foi no dia 10, nós passamos a coordenar todos os trabalhos junto com o governo estadual e a prefeitura. Juntos. Porque não existe outra solução se não a união dos esforços dos três níveis de poder —  explicou Pazuello, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. Ele detalhou as ações do governo federal para atenuar os problemas enfrentados em Manaus e o colapso no sistema de saúde local.

O Governo Federal vem transferindo pacientes para diversos Estados.  No domingo, houve, a transferência de mais 27 pacientes da capital amazonense para serviços de saúde de João Pessoa (PB) e Natal (RN). A transferência faz parte do Plano de Cooperação Interestadual, executado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Amazonas. Ao todo, já foram transferidos 74 pacientes a quatro Estados, além do Distrito Federal: Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e Maranhão. (…)

x.x.x.x.x

Veja também: AO VIVO – Ainda nervoso, Pazuello faz coletiva de imprensa sobre falta de oxigênio em Manaus

Leia também: Lewandowski intima Pazuello a informar atualizações do plano de vacinação contra a covid-19

Leia também – Acredite se quiser: PGR manda Pazuello abrir inquérito para investigar colapso de saúde no Amazonas