Apoie o DCM

Novo pedido de impeachment contra Bolsonaro é apresentado à Câmara

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já tem seus favoritos para o Senado. Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (08), um grupo de 18 juristas protocolou um novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

O documento está baseado nas apurações da CPI da Covid. Integrantes da comissão estavam presentes durante a apresentação do no pedido. O principal signatário e coordenador é o jurista Miguel Reale Júnior, autor do pedido que afastou a ex-presidente Dilma Rousseff.

A Câmara já recebeu mais de 140 pedidos de impeachment de Bolsonaro. É do presidente da Câmara a prerrogativa de acolher ou não algum dos pedidos. Com informações do G1.

Leia também:

1- Deputado do PL flagrado com milhões aumentou seu patrimônio em 1.652%

2- Extra vende carnes e frios vencidos, diz ex-funcionário

3- VÍDEO – Presidente da Argentina divulga evento com Lula: “Democracia para sempre”

O pedido de impeachment contra Bolsonaro

Na avaliação dos juristas, o presidente agiu e se omitiu dolosamente durante a pandemia, “dando causa à proliferação dos males que levaram milhares de brasileiros à morte e a perigo de morte em vista de terem contraído o vírus”.

De acordo com o texto do pedido, é “indubitavelmente” de Bolsonaro a “responsabilidade pela imensa dimensão que tomou a pandemia, que não teria sido dessa grandeza não fosse a arquitetura da política e o comportamento adotados pelo presidente”.

Segundo o pedido de impeachment, Bolsonaro incorreu em crimes de responsabilidade divididos em dois tipos: atentar contra o direito à vida e à saúde; e proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.