Pepsi diz que não usava “fetos”, ao contrário do que afirma Olavo de Carvalho

Está viralizando a história de que o comentarista da Jovem Pan, Joel Pinheiro da Fonseca, mostrou Pepsi a Olavo Olavo antes de guru explodir em fúria na entrevista.
Nesta quinta (15), Joel, que foi aluno do guru, perguntou sobre o limite ético e a responsabilidade das lideranças no combate de notícias falsas e ataques às pessoas nas redes sociais. Olavo se exaltou com o entrevistador após Joel dizer que ele já havia compartilhado notícias falsas. “Cala a boca, rapaz! Esse sujeito estar nesse programa já é uma ofensa. É um idiota, palpiteiro, mentiroso”, disse Olavo de Carvalho.
As provocações de Joel Pinheiro não são aleatórias. Olavo viralizou “na época do Orkut” com um vídeo que defendia que a Pepsi Cola era feita com “células de fetos abortados”. É uma fake news criada fora do Brasil e que ele foi pioneiro na disseminação.
Em dezembro de 2019, a própria PepsiCo se manifestou no Twitter sobre essa história:
“O relacionamento comercial da PepsiCo com a Senomyx foi encerrado e não usamos nenhum ingrediente da Senomyx em nossos produtos. Como sempre, a PepsiCo absolutamente não conduz ou financia pesquisas que utilizem tecidos ou linhas de células humanas derivados de embriões ou fetos”.
Veja o vídeo de Olavo com a fake news.