Pesquisa inédita na Parada Gay mostra rejeição a Temer e metade de cristãos

Do El Pais:

 

Sem dúvida, este ano de 2016 já pode ser considerado um dos mais frenéticos da história recente brasileira. E entre outras definições fundamentais que ainda acontecerão, há as eleições municipais e a decisão definitiva sobre o destino da presidência da República. Como a população LGBT tem avaliado os acontecimentos da vida nacional e quais são suas preferências políticas? Organizada pelo coletivo Vote LGBT – em parceria com pesquisadores da USP, Unifesp e Cebrap –, uma pesquisa realizada durante a Parada do Orgulho LGBT, que aconteceu na última semana de maio, na capital paulista, tenta responder algumas dessas questões ao traçar um perfil político dos frequentadores do evento.

Na esfera federal, o levantamento inédito, que ouviu 711 pessoas e tem quatro pontos de margem de erro para mais ou para menos, revela, por um lado, baixo apoio ao presidente interino Michel Temer e, por outro, um temor de que o atual Governo representará retrocessos para os direitos LGBT. Apenas 7% dos entrevistados disse acreditar que a “solução Temer” é a melhor para o país, enquanto 32% veem na volta de Dilma Rousseff à presidência a alternativa mais razoável e uma maioria de 53,7% têm na convocação de novas eleições as saída preferida. 56,5% concordam completamente com a afirmação de que o Governo Temer significará um retrocesso para a população LGBT e, ao mesmo tempo, uma maioria de 47,5% também não está satisfeita com as políticas LGBT durante os Governos Dilma.

“Depois do impeachment, vários grupos começaram a procurar nosso coletivo. Identificamos aí um reflexo claro de que havia uma preocupação com o cenário político brasileiro, mas é interessante notar que nem por isso as pessoas deixaram de ser críticas em relação ao Governo Dilma”, comenta o artista plástico Gui Mohallem, um dos integrantes do coletivo suprapartidário Vote LGBT. De fato, o baixo apoio ao interino Michel Temer não quer dizer, por exemplo, que a maior parte dos participantes da Parada esteve presente em protestos contra o impeachment. Enquanto 80% disseram não ter ido a passeatas pró-impeachment, 70,3% também afirmaram não ter ido a manifestações contrárias.

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Médico atribui morte de paciente virose contraída meses após a cirurgia plástica

O cirurgião plástico Rodrigo Credidio, que está sendo investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais…

54 minutos ago

Após fraude, Justiça reconhece mulher trans como herdeira de fortuna de doleiro

Bruna Haber, de 24 anos, nascida como Daniel Fernando de Souza, alcançou uma vitória significativa…

1 hora ago

Prefeito se solidariza com Gisele Bündchen após abordagem policial nos EUA

O prefeito de Surfside, na Flórida (EUA), expressou sua insatisfação com a maneira como a…

1 hora ago

Britney Spears sela acordo com o pai e encerram disputa de anos: “Desejo de liberdade”

A briga judicial entre Britney Spears e seu pai, Jamie Spears, parece ter chegado a…

2 horas ago

Erro de sistema faz companhia aérea atribuir 100 anos menos para passageira

A companhia aérea American Airlines confunde repetidamente uma mulher de 101 anos com um bebê…

2 horas ago

VÍDEO: Garçom tem acesso de fúria, puxa faca, mata vereador e fere 2 no Ceará

Um incidente chocou a cidade de Camocim, no Ceará, neste domingo (28), quando um garçom…

2 horas ago