Apoie o DCM

Sete em cada 10 brasileiros estão pessimistas com a economia do Brasil sob Bolsonaro

Veja o Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR

Segundo a Folha de S.Paulo, sete em cada 10 brasileiros estão pessimistas quanto à situação econômica do Brasil sob Bolsonaro e avaliam que a economia está ruim ou péssima. É o que diz a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) feita pelo Instituto FSB.

LEIA MAIS:

1 – Moro amarra terceira via com a extrema direita, diz Reinaldo Azevedo

2 – Surto de influenza: Mourão está com gripe, mas mantém compromissos

3 – STF marca julgamento sobre orçamento secreto

Economia do desgoverno Bolsonaro

Para entrevistados, 47% classificam a situação econômica do país como péssima, 23% acham que está ruim, 21% consideram regular, 7% dizem estar boa e apenas 1% vê como ótima.

Cenário atual —de inflação e desemprego elevados, volta da fome, baixo crescimento previsto para o ano que vem, aperto nos juros e perda de fôlego na recuperação após os piores momentos da pandemia— sinaliza que se reflete no desânimo do brasileiro.

Em 12 meses, até outubro, a inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), avançou 10,67%, e, nesta quarta-feira (8) o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central elevou a taxa básica de juros (Selic) para 9,25% ao ano.

Na percepção de inflação, 73% dos entrevistados pela CNI avaliam que os preços aumentaram, 15% dizem que ficaram iguais e somente 8% veem uma diminuição (enquanto 3% não souberam responder).

Neste contexto, a maioria esmagadora (75%) dos brasileiros se dizem afetados ou muito afetados pelo aumento de preços e 10% avaliam que foram pouco ou nada prejudicados pela inflação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.