Detonada pela alta dos preços, Petrobras faz campanha para convencer consumidor a aceitar calado
Criticada publicamente pela alta dos preços dos combustíveis, a Petrobras vai investir pesadamente em campanha publicitária. Ela é transmitia inclusive no horário nobre da TV. A ideia é convencer o consumidor a aceitar o valor calado.
Na propaganda, a companhia alega ser culpada por somente uma das cinco parcelas do preço final da gasolina. Também diz que recebe cerca de R$ 2,33 pelo litro do derivado.
O valor representa 35,5% do preço final do produto. O restante é composto por tributos federais (10,5%), custo da mistura obrigatória do etanol (17,8%), margens das distribuidoras e revendedores (10%) e ICMS (26,2%). A empresa ainda justifica que “investe bilhões de reais” desde a descoberta do petróleo até o refino.
Uma fonte da estatal afirmou ao Valor Econômico que a ideia das campanhas é se comunicar com o cidadão médio, defendendo a política de preços da empresa.
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Campanha da Petrobras ocorre quando gasolina atinge maior valor do século
Outubro se tornou o mês mais caro deste século para quem compra gasolina. De acordo com levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o litro do combustível aumentou 3,15% em relação à semana anterior e chegou a R$ 6,562.
A gasolina acumula alta de 45,3% no ano nos postos. O derivado atingiu preço médio de R$ 6,341 em outubro. É o patamar mais alto deste século em valores nominais e ajustados à inflação. Analistas avaliam, segundo o Valor Econômico, que a pressão inflacionária será mais acentuada em novembro. A Petrobras fez um reajuste de 9,15% no derivado, com impacto potencial de R$ 0,15 por litro no preço final.
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