Apoie o DCM

Presidente da Petrobras é convocado pelo Senado para explicar altos preços dos combustíveis

Estados vão congelar aumento do ICMS sobre gasolina por 90 dias
Gasolina subiu 74% no ano – Foto: Getty Images

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, vão ter que se explicar sobre a política de preço dos combustíveis no país. O convite foi aprovado nesta terça (08) pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A data da audiência pública ainda não foi definida.

Segundo o autor do requerimento, senador Otto Alencar (PSD-BA), inicialmente a ideia era convocar Albuquerque e Luna, mas a pedido do líder do governo na Casa, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), a solicitação foi transformada em convite.

No documento, Alencar destaca que em 2021 a estatal aumentou os preços da gasolina 11 vezes, e do diesel, nove vezes. “No ano, a gasolina subiu 74% e o diesel, 64,7%. É primordial a avaliação da política de preços dos combustíveis”, justificou o senador. Com informações da Agência Brasil.

Leia também:

1; Aliado de Bolsonaro, Silvio Santos faz jornalismo do SBT virar refém do mercado

2; “Tudo parado”: Alcolumbre diz que sabatina de Mendonça segue sem data

3; Bolsonaro causa racha no PL: “Profundo constrangimento”

Cofres da União “engordaram” com alta dos combustíveis

O caixa da União tem se beneficiado fortemente da alta do preço da gasolina, do diesel, do etanol e do botijão de gás: o aumento dos preços dos combustíveis ‘engorda’ os cofres do governo federal, que devem arrecadar ao menos R$ 70,1 bilhões até o fim deste ano com os recursos vindos do setor.

O cálculo foi realizado pelo sócio fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires. “O governo está numa posição muito confortável. Nunca arrecadou tanto na área de óleo e gás como hoje em dia”, afirma Pires.

Em todo o ano de 2020, a União recebeu R$ 36,2 bilhões com arrecadação de PIS e Cofins de combustíveis, dividendos da Petrobras e participação especial e royalties.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.