Apoie o DCM

PF marca a data do interrogatório de Ramagem

O ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Convocado para prestar depoimento, o deputado federal Alexandre Ramagem, que foi chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)  entre 2019 e 2021, deve comparecer para ser interrogado em 27 de fevereiro. A inquirição ocorrerá nas instalações da Polícia Federal (PF) em Brasília.

O parlamentar é investigado por suposto monitoramento ilegal de jornalistas, advogados e opositores do governo Bolsonaro. Ele declarou que ainda não teve acesso aos documentos, uma semana após ser alvo de um mandado de busca e apreensão, realizado na última quinta (25).

Agentes federais realizaram buscas tanto no gabinete parlamentar na Câmara dos Deputados quanto no apartamento funcional do deputado em Brasília. Conforme as investigações, o deputado teria autorizado os monitoramentos sem uma fundamentação técnica adequada.

Além de Ramagem, que também já foi delegado da PF, a Operação Vigilância Aproximada está investigando outros membros da PF suspeitos de integrar uma organização criminosa que se infiltrou na Abin com a finalidade de realizar monitoramentos ilegais de autoridades públicas e outras pessoas, utilizando um software espião denominado FirstMile.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link