Apoie o DCM

PIB pode ficar abaixo de 1% em 2022

Ministro da Economia Paulo Guedes. Foto: Reprodução

Analistas que há algumas semanas estimavam uma alta acima de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) para 2022 agora já avaliam que o crescimento pode ficar abaixo de 1%. Itaú Unibanco, que projetava um crescimento de 1,5%, revisou o avanço para 0,5% em 2022. Para este ano, a projeção também caiu —de 5,7% para 5,3%.

LEIA MAIS:

1 – Ao responsabilizar PT, terceira via assume que é ruim de rua. Por Helena Chagas

2 – Parlamento Europeu exige direitos iguais para casais homossexuais em todos os países do bloco

PIB minúsculo

“Projetamos desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto para 2022, uma vez que os fatores que impulsionaram o crescimento deste ano estão se esgotando. A revisão decorreu principalmente da nossa expectativa de taxa de juros mais elevada”, diz o banco.

Itaú Unibanco também vê uma desaceleração do setor industrial global e queda de preços de commodities ano que vem. “Por último, a atividade econômica não se beneficiará mais do impulso advindo da reabertura do setor de serviços, algo que, na nossa visão, ficará restrito ao segundo semestre deste ano”, diz texto da instituição.

Economistas do banco também citam os efeitos da crise hídrica sobre a inflação e ressaltam temor de que um possível descumprimento do teto de gastos no ano que impacte no câmbio.

O Banco JP Morgan, que antes também projetava 1,5% de crescimento para o ano que vem, revisou a expectativa para 0,9%.

A MB Associados é outra casa de análise que trouxe cenários mais pessimistas para o ano que vem. Antes, trabalhava com crescimento de 1,4% para o PIB de 2022, mas revisou as estimativas para 0,4%.

Com informações da reportagem da Folha de S.Paulo.