Apoie o DCM

Planta tóxica comum em Portugal é apontada como “altamente eficaz” contra Covid-19

Do Fama TV

Thapsia Garganica.
Foto: Divulgação

Uma equipe internacional de cientistas descobriu que o antiviral derivado de uma planta tóxica, a ‘Thapsia garganica’ (comum em zonas de mato no interior, centro e no sul de Portugal), desencadeia uma resposta imune inata de amplo espetro centrada no hospedeiro.

O composto revelou-se eficaz contra três tipos principais de vírus respiratórios nos humanos, incluindo o novo coronavírus, anunciou hoje a Universidade de Nottingham, no Reino Unido, que classificou a substância tapsigargina como “altamente eficaz” contra a Covid-19.

O estudo que levou à descoberta, publicado no boletim científico Viruses, mostra que a tapsigargina é um promissor antiviral considerado “altamente eficaz” contra o SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, mas também contra o vírus da gripe comum, o vírus sincicial respiratório (VSR) e o vírus influenza A.

Os investigadores defendem que a descoberta pode ter enormes implicações na forma como vão ser geridas as futuras epidemias e pandemias, incluindo a pandemia de covid-19.

“Uma vez que as infeções respiratórias agudas causadas por vírus diferentes são clinicamente indistinguíveis na apresentação, um amplo espetro de eficácia (dos medicamentos), que possa atingir diferentes tipos de vírus ao mesmo tempo, pode melhorar significativamente a gestão clínica”, referem os investigadores, citados num comunicado da Universidade de Nottingham, sublinhando que um antiviral deste tipo pode ser disponibilizado para uso comunitário de forma a controlar uma infecção ativa e a sua disseminação. (…)