Apoie o DCM

PM que matou jovem negro foi reprovado em exame psicológico por descontrole emocional

O policial militar Vinicius de Lima Britto, que matou Gabriel Renan da Silva Soares em frente a um mercado Oxxo, na Zona Sul de SP – Foto: Reprodução

O policial militar Vinicius de Lima Britto, que matou Gabriel Renan da Silva Soares em frente a um mercado na Zona Sul de São Paulo, foi reprovado em um exame psicológico para ingresso na PM em 2021. Na ocasião, ele foi considerado inapto devido a descontrole emocional, impulsividade e comportamento imprevisível, conforme relatório da banca avaliadora. Apesar disso, ele conseguiu ingressar na corporação após ser aprovado em um novo concurso no ano seguinte.

A juíza Lais Helena Bresser Lang, que analisou a ação movida por Vinicius contra sua reprovação inicial, considerou o laudo psicológico tecnicamente fundamentado. Segundo a magistrada, o policial apresentava “tendência a agir sem reflexão” e falta de autocontrole emocional, características incompatíveis com a função.

Gabriel Renan, de 26 anos, foi atingido por tiros nas costas enquanto fugia após supostamente furtar quatro pacotes de sabão. Câmeras de segurança desmentem a versão apresentada pelo policial, que alegou legítima defesa.

Documento que mostra que Vinicius foi reprovado em exame psicológico para entrar na PM em 2021 – Foto: Reprodução

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line