Apoie o DCM

Racismo? Entenda as polêmicas por trás do Globo de Ouro

Globo de Ouro
Foto: Fazer Harrison / Getty Images

Foram anunciados neste dia 13 de Dezembro, os indicados ao Globo de Ouro 2022. Premiação, que acontece anualmente, declara que celebra os melhores profissionais do cinema e da televisão dentro e fora dos Estados Unidos.

A cerimônia acontece no dia 09 de janeiro. Organizado pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), Globo de Ouro vive momento delicado. A premiação vive momento de crise, após escândalo envolvendo acusações de racismo e corrupção.

Em fevereiro de 2021, o jornal norte-americano Los Angeles Times revelou ao mundo, através de uma ampla investigação, as polêmicas e diversos absurdos técnicos envolvendo escolha de indicados e vencedores dentro do Globo de Ouro. Jornal expôs ainda a completa ausência de votantes negros dentro da bancada principal da premiação.

Leia também:

1- Bolsonaro zomba do Flamengo: “Tá no caminho do Vasco”

2- Equipe do El País Brasil divulga carta de despedida após fechamento da redação

3- “Moro não deveria nem sair de casa”, diz Flávio Dino sobre suspeição do ex-juiz

Racismo e assédio no Globo de Ouro

Até o início deste ano não havia nenhuma pessoa negra entre os 80 membros da HFPA, responsáveis por indicar e escolher vencedores da premiação. Publicada em janeiro deste ano, a reportagem dos LA Times questionava: “Quem realmente distribui o Globo de Ouro? Um pequeno grupo cheio de personagens peculiares – e nenhum negro”.

Após as denúncias de racismo contra o Globo de Ouro, a atriz Scarlet Johansson veio à público denunciar que foi vítima de assédio moral e sexual por parte de membros do conselho do prêmio.

O trabalho dos críticos do Globo de Ouro envolve jantares com diretores, produtores e atores e atrizes. A reportagem dos LA Times, além da questão racial, também revelou que muitos desses encontros se transformava em acertos que envolviam subornos para que determinadas produções fossem premiadas.

Em outras ocasiões, como revelaram Tom Cruise e Scarlett Johansson, beiravam o assédio moral e sexual. Ambos os astros anunciaram que não irão participar do evento e incentivam outros colegas a fazerem o mesmo.

Pela primeira vez, cerimônia do Globo de Ouro 2022 não será exibida na TV, já que o canal NBC cancelou transmissão do evento, após os escândalos por falta de diversidade e corrupção.

Imagem da premiação está em completa decadência, gigantes do cinema e TV como Netflix Amazon chegaram a cortar laços com a HFPA.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.