Apoie o DCM

Prefeitos do PSDB declaram apoio a Márcio França e deixam partido

Márcio França – Marcos Corrêa/PR

Do G1

Prefeitos tucanos de cidades paulistas declararam apoio ao candidato Márcio França (PSB) ao governo de São Paulo, que disputa o segundo turno com o candidato do PSDB, João Doria, e deixaram o partido. As eleições no estado expuseram o racha dentro do partido.

Segundo o diretório estadual do PSDB, o prefeito de Pirassununga, Ademir Lindo, foi expulso nesta quinta-feira (18). Procurado pelo G1, Lindo disse que irá “lutar até o fim”. “Sou PSDB, sou tucano, sou um homem de história, que tem um passado e vou lutar até o fim, mesmo porque o diretório nacional nos liberou para termos posição”.

Para o prefeito, Doria quer “dar o golpe no partido, para assumir o partido”.

“Quem é ele? Já temos cerca de 30 prefeitos e vamos chegar a imensidão de prefeitos. Temos uma reunião terça-feira em São Paulo de rompimento total”, disse o prefeito. Procurada, a assessoria de Doria disse que não vai comentar a declaração.

O prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, manifestou apoio à candidatura de Márcio França e, com a adesão, anunciou a desfiliação do PSDB.

Em um post em sua página no Facebook postado na última quarta (11), Fábio Marcondes criticou o partido, do qual era filiado desde 2011. “Não é de agora que tenho explanado aqui meu descontentamento com o partido, que até poucos meses administrava o Estado de São Paulo e que, durante anos, pouco somou aos projetos e investimentos pensados por minha administração para Lorena”, disse em trecho.

Ele também criticou Doria, a quem acusa de não representar os ideais do partido e sim, um projeto pessoal. “Estamos em período eleitoral e acredito que o mesmo [Doria] não representa os ideais do PSDB, e sim, um projeto pessoal do qual não me identifico”, disse.

Marcondes informou que está, por enquanto, sem partido. Ele não quis dar entrevista sobre o assunto.

O diretório estadual do PSDB informou que pediu “justificativas” ao prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, sobre uma entrevista dada a Folha de São Paulo, na qual criticava João Doria e apoiava Márcio França.

O documento, assinado por Renata Covas Borges, filha do ex-governador Mário Covas e mãe do prefeito Bruno Covas, e encaminhado ao PSDB santista, pede que o partido avalie possível infidelidade partidária por parte prefeito de Santos.

O presidente do diretório municipal do partido, Flávio Jordão, recebeu o documento na quinta-feira e encaminhará, ainda nesta sexta-feira (19), para o PSDB Nacional. “O Paulo Alexandre é membro do PSDB Nacional, não cabe a nós avaliarmos esse pedido. Somente o diretório nacional pode fazer o encaminhamento dessa solicitação dela. Foi uma atitude equivocada”, explica.

Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, participou de uma caminhada ao lado de França no Centro de São Paulo. “Sou do PSDB e estou aqui com muito orgulho, assumindo o nosso compromisso, que o senhor tem palavra, tem trabalho. Rio Grande da Serra está com o senhor”, disse Maranhão.

No entanto, o diretório estadual do PSDB informou que Gabriel Maranhão não é mais do partido porque já foi desfiliado em um processo de expulsão que começou em abril e terminou em agosto.

(…)