Apoie o DCM

Premiê do Canadá recorre a lei para conter caminhoneiros negacionistas

A imagem do primeiro-ministro do Canadá
Justin Trudeau fala na cidade de Niagara-on-the-Lake no dia 14 de agosto de 2019 — Foto: Andrej Ivanov/Reuters/Reprodução

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, acionou nesta segunda (14) a lei de emergências para lidar com os protestos de caminhoneiros no país, diz o G1.

“O governo federal invocou a Lei de Emergências para complementar a capacidade provincial e territorial de fazer frente aos bloqueios e ocupações”, afirmou Trudeau em entrevista coletiva.

Esse mecanismo, chamado de Emergencies Act, nunca havia sido usado antes na história do país. A lei dá ao governo federal mais poderes para lidar com os manifestantes antivacina.

O premiê negou qualquer intenção de usar a lei para acionar os militares contra os manifestantes e afirmou que ela será temporária e “geograficamente limitada”.

LEIA MAIS:

1 – Caminhoneiros, faxineiros, comerciários e porteiros são os que mais morreram na pandemia
2 – Como Bolsonaro reagiu à greve dos caminhoneiros: “Foi o MBL que organizou?”
3 – Fiasco? Líder dos caminhoneiros relata falta de apoio da população em greve

O que ele pode fazer nos limites da lei?

Emergencies Act pode ser acionado em casos de “crise nacional” e confere maiores poderes ao governo federal. Com a medida, o governo pode, em teoria:

  • requisitar bens, serviços e pessoas
  • dizer às pessoas aonde ir, aonde não ir
  • proibir manifestações e reuniões públicas

Todas as ações sob a lei de emergências devem respeitar a Carta dos Direitos e das Liberdades que integra a Constituição canadense.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link