Apoie o DCM

VÍDEO: Antes de ser eleito, presidente da Ucrânia apareceu em série metralhando políticos

Volodymyr Zelensky
O ator e comediante Volodymyr Zelensky, antes de se tornar presidente, na série ‘O Servo do Povo’.
Foto: Reprodução

Antes de ser eleito presidente da Ucrânia, o ator e comediante Volodymyr Zelensky ficou famoso no país por criar e estrelar o programa de TV “Servo do Povo”.

Zelensky interpretava um professor de história que é involuntariamente eleito presidente, depois que um vídeo de seu personagem fazendo um discurso anticorrupção se torna viral. O nome “Servo do Povo” foi dado ao seu partido como homenagem ao programa.

Uma cena estrelada por ele que ganhou ampla repercussão mostra o ator fazendo uma chacina no Parlamento ucraniano. Durante uma discussão, ele saca duas metralhadoras Uzi e dispara contra todos os políticos ali presentes. Logo que chegou ao poder, Zelensky dissolveu o Parlamento e antecipou as eleições.

Veja o vídeo abaixo:

LEIA MAIS:

1. Putin faz operação militar na Ucrânia; explosões são ouvidas em Kiev

2. Otan diz que não enviará tropas à Ucrânia

3. Trump culpa Biden por ataque à Ucrânia: “Estupidez”

Presidente da Ucrânia usou popularidade da série para disputar a presidência

O ucraniano aproveitou sua popularidade para concorrer à presidência em 2019, com um forte discurso anticorrupção igual ao do personagem. Ele derrotou o líder pró-Rússia Petro Poroshenko em todas as regiões do país.

Foi um resultado extraordinário para uma campanha que começou como uma piada, mas que comoveu os eleitores frustrados pela pobreza, corrupção e conflitos com a Rússia.

Zelesnky inicialmente não foi levado a sério, mas ganhou força com uma campanha focada especialmente nas redes sociais. Ele não realizou comícios públicos e se comunicou com eleitores principalmente por meio da internet.

Na sede de sua campanha, quando saíram as pesquisas de boca de urna, Zelensky afirmou a seus apoiadores: “Eu nunca vou decepcioná-los. Embora ainda não seja formalmente presidente, como cidadão da Ucrânia posso dizer a todos os países pós-soviéticos: ‘Olhem para nós! Tudo é possível!’”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link