Otan recua e agora diz que não enviará tropas à Ucrânia

Parece que recuaram

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 10:44
Otan
Secretário da Otan. Foto: JOHN THYS / AFP

Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não tem tropas na Ucrânia nem planos de enviá-las ao país, alvo de uma grande ofensiva por parte da Rússia, disse o secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg.

“Não temos planos de enviar tropas da Otan à Ucrânia”, afirmou em Bruxelas. A Otan ativou seus planos de defesa, passo que concede autoridade aos comandos militares para movimentar tropas.

Eles tem como objetivo de reforçar a defensa dos países da aliança.

LEIA MAIS:

1 – Bolsas desabam e dólar sobe após Rússia atacar Ucrânia
2 – Ucrânia diz ter abatido aviões russos; Moscou nega
3 – “Solidário” à Rússia, Bolsonaro é pressionado a condenar ação militar na Ucrânia

Reunião

Líderes da organização participarão na sexta-feira 25 de uma reunião de cúpula por videoconferência para discutir as ações militares.

A Otan informou em um comunicado que os Estados membros decidiram adotar “passos adicionais” para reforçar “a defesa em toda a aliança”.

“Nossas medidas são preventivas, proporcionais e não devem provocar uma escalada”, afirma o texto.

Mais cedo, a organização mandou outra informação. “Estamos enviando forças terrestres e aéreas defensivas adicionais para a parte leste da aliança, assim como ativos marítimos adicionais”, afirmaram embaixadores da Otan em um comunicado.

“Elevamos a prontidão de nossas forças para responder a todas as contingências”. Essa medida, ao que tudo indica, não se concretizou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link