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Principal conquista com centrão, tempo maior de TV não deu vitória ao PSDB nas últimas eleições

Reportagem de Tiago Dantas no Globo informa que, com o apoio do blocão, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) deverá ter o maior tempo de TV na campanha deste ano para a Presidência da República. Cerca de 38% da propaganda eleitoral será destinada ao tucano. Embora aumentar a exposição do candidato na televisão seja um dos principais objetivos das alianças entre partidos, não é garantia de sucesso nas urnas. Nas últimas duas vezes em que teve maior tempo no horário eleitoral gratuito, o PSDB chegou ao segundo turno, mas perdeu as eleições presidenciais.

De acordo com a publicação, Alckmin esteve em uma situação parecida à atual quando disputou a presidência da República em 2006. Naquele ano, o PSDB conquistou 40,9% da propaganda de TV por meio de um acordo com PFL (atual DEM) e PPS. Saindo de seu segundo mandato como governador de São Paulo, o tucano contava com a exposição para se tornar mais conhecido no resto do país e tentar se contrapor ao PT, que ainda sofria os efeitos do escândalo do mensalão.

Alckmin acabou sendo derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva, que se reelegeu, mesmo com 28,8% do tempo de TV, complementa o jornal O Globo.

Geraldo Alckmin. Foto: Pedro Zambarda/DCM