Apoie o DCM

Processo de Robinho na Itália será retomado ainda em 2020

Robinho. Foto: Wikimedia Commons

De Michele Oliveira na Folha de S.Paulo.

Três anos após a condenação na primeira instância da Justiça italiana por estupro coletivo, Robinho terá seu processo retomado com o julgamento, em segunda instância, do recurso apresentado por sua defesa.

Segundo seu advogado, a audiência no Tribunal de Apelação de Milão está agendada para o dia 10 de dezembro.

“Será a primeira vez [do processo] nesse tribunal, mas não sei dizer se será a última, porque o juiz pode querer reabrir alguma questão ligada a provas, aprofundar alguma coisa, ouvir novamente alguma testemunha”, disse à Folha o advogado Alexander Guttieres, que representa Robinho ao lado de Franco Moretti. Os dois escritórios, sediados em Roma, assumiram o caso depois da decisão de primeiro grau.

De acordo com Guttieres, o jogador não é obrigado a estar presente na audiência. “Ele é um homem livre, não tem nenhum mandado contra ele”, disse. Robinho também não participou do primeiro julgamento, em 2017.

O caso voltou à tona nos últimos dias depois que seu retorno ao Santos foi anunciado, provocando indignação de torcedores e levantando o debate sobre a posição do clube, considerada contraditória após a participação em campanhas contra a violência contra a mulher.

(…)