Procuradora diz que reformas de Paulo Guedes aumentam ‘grave desigualdade’

Paulo Guedes. Foto: Agência Brasil/EBC

Do Estadão:

Em nota técnica, a a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Déborah Duprat, afirmou que o Plano Mais Brasil, pacote de reformas do ministro da Economia, Paulo Guedes, é inconstitucional e deve aumentar o ‘grave quadro de desigualdades existentes no país’. O documento foi encaminhado ao Congresso Nacional, para subsidiar o debate dos parlamentares, que serão responsáveis pela votação das medidas do Planalto.

O Mais Brasil é um ambicioso pacote de reformas do ministro para tentar resolver os problemas estruturais das contas públicas e abrir caminho para um crescimento mais forte da economia. O plano muda a lógica do gasto público, com a descentralização de recursos para Estados e municípios, desobrigação de gastos e medidas de ajuste focadas no servidor público.

Em novembro de 2019, o pacotão de medidas do governo foi entregue ao Senado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, ao lado de Guedes. São três propostas de Emenda à Constituição (PECs) que procuram promover uma completa “transformação” do modo de o Estado operar os seus gastos. Para aprovar as medidas, são necessários 308 votos, na Câmara, e 49 votos, no Senado, em dois turnos.

Sobre o Mais Brasil, a Procuradoria elaborou um estudo sobre aspectos centrais de cada uma das propostas, elencando aspectos jurídicos, dados e estudos acerca dos impactos sociais dessas medidas.

Para Duprat, há possibilidade de ‘deterioração na administração pública e na oferta de políticas e serviços na área, caso as propostas da PEC 186 venham a ser aprovadas’. “A proposição traz uma série deliberações que vão desde a proibição de criação de novos cargos, realização de novos concursos, progressão e promoção funcionais, reajustes e revisões, até a redução temporária da jornada de trabalho e adequação de subsídios e vencimentos à nova carga horária”.

“Ao abrir a possibilidade de redução da jornada de trabalho em 25%, por exemplo, o que o governo encaminha é a tentativa de ‘naturalização’ da piora na oferta dos serviços públicos para a maioria da população”. O órgão do Ministério Público Federal aponta ainda que, desde a Emenda à Constituição 95, a expansão e manutenção dos serviços públicos no Brasil ficou seriamente prejudicada.

“Basta ver as filas de espera do INSS, do Bolsa Família, a falta de medicamentos no SUS, a precariedade das universidades públicas, o aumento da população de rua sem a contrapartida de políticas assistenciais, dentre muitos outros exemplos que poderiam ser aqui enunciados”.

(…)

Jose Cassio

JC é jornalista com formação política pela Escola de Governo de São Paulo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jose Cassio

Recent Posts

Prefeito se solidariza com Gisele Bündchen após abordagem policial nos EUA

O prefeito de Surfside, na Flórida (EUA), expressou sua insatisfação com a maneira como a…

2 minutos ago

Britney Spears sela acordo com o pai e encerram disputa de anos: “Desejo de liberdade”

A briga judicial entre Britney Spears e seu pai, Jamie Spears, parece ter chegado a…

5 minutos ago

Erro de sistema faz companhia aérea atribuir 100 anos menos para passageira

A companhia aérea American Airlines confunde repetidamente uma mulher de 101 anos com um bebê…

9 minutos ago

VÍDEO: Garçom tem acesso de fúria, puxa faca, mata vereador e fere 2 no Ceará

Um incidente chocou a cidade de Camocim, no Ceará, neste domingo (28), quando um garçom…

37 minutos ago

Tutores se manifestam em aeroportos por justiça ao cão Joca

Neste domingo (28), donos de cachorros, grupos de defesa dos direitos dos animais e políticos…

50 minutos ago

Palco cede durante show sertanejo em Barbacena (MG)

Durante o show do sertanejo Bruno Rosa na 33ª Festa do Pinhão, em Barbacena (MG),…

1 hora ago