Apoie o DCM

Programa Escola da Família é cortado pela metade por gestão Doria

Alunos brincam em escola estadual na capital – Divulgação

Reportagem de Laíssa Barros no Agora informa que o programa Escola da Família teve um corte de 46,5% nas bolsas de estudos concedidas a universitários em 2019. Das 10 mil bolsas no valor de R$ 500 concedidas a estudantes de universidades particulares participantes do programa em 2018, a gestão João Doria (PSDB) reduziu para apenas 5.360 neste ano. Em 15 anos, o programa de ajuda já entregou 158 mil bolsas para universitários. Sem a bolsa, muitos estudantes temem agora interromper os cursos universitários, já que não terão como pagar as mensalidades.

De acordo com a publicação, criado há 15 anos, o Programa Escola da Família tem como objetivo abrir as escolas da rede estadual de ensino aos finais de semana e promover atividades para alunos e também para a comunidade. Reunindo professores da escola, voluntários e universitários. São desenvolvidas atividades relacionadas ao esporte, cultura, saúde e ainda ao trabalho. A universitária Carla, que pediu para ter o nome trocado pois ainda tem esperança que o governo volte atrás e lhe conceda a bolsa de estudos, foi uma das que teve o benefício cortado.

A estudante cursa pedagogia da Uninove. “Não me explicaram nada sobre o fim da minha participação no projeto. Se eu não fosse atrás, nem saberia que teria a bolsa cortada. O pior é que eu estava muito feliz, desenvolvendo atividades pedagógicas e educacionais com as crianças. o programa é muito importante para elas, faz toda a diferença”, diz, completa o jornal.