Apoie o DCM

Projeto de lei inspirado em Pe. Julio quer vedar técnicas de “arquitetura hostil”

Fabiano Contarato  – Erick Gimenes/Reprodução/Brasil de Fato

Projeto de Lei do Senador Fabiano Contarato (REDE-ES) pretende alterar o Estatuto da Cidade para, para vedar o emprego de técnicas de “arquitetura hostil” em espaços livres de uso público.

Em sua justificação ao Congresso Nacional, o senador expõe que “a chamada ‘arquitetura hostil’ está cada vez mais presente nas cidades brasileiras e do mundo. Também denominada de ‘arquitetura defensiva’ ou “desenho desconfortável (unpleasant design), essa técnica é caracterizada pela instalação de equipamentos urbanos e realização de obras que visam afastar pessoas indesejadas, principalmente as que estão em situação de rua.”

A iniciativa é inspirada nas ações do Pe. Julio Lancelotti, que recentemente quebrou pedras que impediam moradores de rua de dormirem embaixo de um viaduto na capital paulista.

Quem nos inspira e já é conhecido em todo o Brasil pelo trabalho de acolhimento às pessoas em situação de rua é o Padre Júlio Lancellotti. Precisamos fortalecer essa luta, tendo sensibilidade política e humana ao tratar os direitos humanos das pessoas em situação de rua, especialmente dentro da crise sanitária que estamos enfrentando. O caminho não é desumanizar quem precisa de acolhimento”, sustenta Contarato.