Apoie o DCM

Provas que STF juntou sobre fake news não servirão para julgamento da cassação de Bolsonaro

Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Foto: Reprodução

As provas que o Superior Tribunal Federal (STF) juntou em relação aos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos não servirão para o julgamento de duas ações eleitorais que pedem a cassação da chapa Jair Bolsonaro-Hamilton Mourão, vencedora do pleito de 2018.

A informação é da jornalista Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S. Paulo.

Leia mais:

1. Excluída do Facebook e do Instagram, live em que Bolsonaro relaciona vacina a AIDS pode ser vista no Youtube

2. Ambev, Vivo, Pão de Açúcar: quem são os 10 maiores devedores dos Estados brasileiros, segundo a Fenafisco

3. VÍDEO: Doria se irrita e tenta censurar entrevistadora ao ser perguntado sobre “traição” contra Alckmin

Os autores das ações contra a chapa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dizem que a Justiça Eleitoral acolheu somente uma parte do material de inquéritos disponíveis na Suprema Corte. De acordo com eles, não foram compartilhadas provas essenciais para a investigação entre elas documentos relativos à quebra de sigilo do empresário Luciano Hang.

No dia 16 de setembro, o STF compartilhou com o TSE documentação dos inquéritos sobre as investigações em relação ao financiamento dos atos antidemocráticos e das fake news. Os dois tribunais, no entanto, afirmam que apenas compartilharam aquilo que achavam pertinentes.

As ações requerendo a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão foram ajuizadas ainda em 2018, após reportagens publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo, que mostravam o submundo submundo do envio de mensagens em massa pelo WhatsApp. As matérias indicavam que empresários bolsonaristas teriam financiado disparos em massa com fake news contra o então candidato à presidência, Fernando Haddad (PT).

Com informações de Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Para entrar em nosso canal no Telegram, clique neste link