Em meio ao caos, PSDB fecha federação com outro partido

Nesta sexta-feira (1°), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania registraram formalmente em cartório o registro de uma federação entre as duas legendas. A federação PSDB-Cidadania é agora a oitava maior bancada na Câmara, tendo 31 deputados.
A modalidade de federação é uma novidade nas eleições deste ano. A novidade prevê que duas ou mais siglas, uma vez federadas, possam atuar em uma conjunção unitária, tendo essa aliança uma duração mínima de quatro anos. Não é necessária a inclusão dos partidos em uma única legenda nessa modalidade.
O pedido de registro da união foi realizado no 1° Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoa Jurídica do Distrito Federal. As siglas têm até o dia 31 do próximo mês para encaminharem o processo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vai analisar e validará a federação.
Leia mais:
1 – Presidente do PSDB garante que Doria será candidato à Presidência
2 – Na draga nas pesquisas, governador gera crise no PSDB e é chamado de traidor
3 – Filiado ao PSDB, Alessandro Vieira é lançado ao governo de Sergipe
Movimentações do PSDB
Além da formação de uma união, o Partido da Social Democracia Brasileira tem movimentado bastante ultimamente suas peças pensando nas eleições deste ano. Mais recentemente, a legenda irritada com o candidato à Presidência, João Doria, permitiu que Eduardo Leite busque apoio em partidos como MDB e União Brasil.
Leite, após um período de indecisão, permaneceu na agremiação na esperança de que Doria fosse desistir da sua candidatura por não conseguir resultados significativos nas pesquisas de intenção de voto. A ideia no momento é que Eduardo passe a divulgar aos outros partidos que já é candidato à Presidência.
